A password will be e-mailed to you.

This is a straight copy from the DN of some of the things happening on this day, and free entry and tours to a lot of the museums on the island.

I have left this in portugues as it is better for the Museum names , but you can use Google Translate if you need to translate.

Dia Internacional dos Monumentos assinalado na Madeira

O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura celebra, nesta quarta-feira, dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob o tema ‘Património Cultural: de Geração em Geração’, com acções que ganham particular relevância na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Machico. Assinalando a conclusão das obras de recuperação das abóbadas das capelas do Espírito Santo e de São João Baptista, da referida Igreja Matriz, a cerimónia visa sensibilizar a população para a vulnerabilidade do património cultural e para o esforço que está associado à sua protecção e maior valorização, numa alusão directa à temática escolhida para este ano, que chama a atenção, precisamente, para a importância da salvaguarda do Património cultural, de geração em geração. As celebrações têm inicio previsto para as 21.00 horas, com a Apresentação do Guia Bilingue da Igreja Matriz de Machico, da autoria de Rita Rodrigues, material informativo e promocional que se destina tanto à população residente quanto aos turistas. Segue-se uma visita guiada à Igreja, a cargo de Francisco Clode de Sousa e Rita Rodrigues, da Direcção de Serviços de Museus e Património Cultural da DRC.

Pelas 21h30 horas, terá lugar o concerto comemorativo, com o seguinte programa.

Primeira parte:

• ‘Canzona para corneta com eco’ – Anónimo Ibérico

• Ária ‘Flammende Rose’ – G. F. Haendel

• 1º and. da Sonata TWV 42 G. Telemann

• ‘Ich folge dir gleichfalls’, da Paixão segundo S. João – J.S. Bach

• Prelúdio da 1.ª Suite para Violoncelo – J.S. Bach

• Fuga em lá m – J. Stanley

• ‘Hostias et Preces’ J. Jongen

• ‘Pentecost II’ – C. Kimberling

• ‘Ave Maria’ – G. Caccini (atr.)

Interpretadas por: – Paulo Silva (órgão de tubos); Maria João Pereira (soprano); Carla Abreu (flauta de bisel); László Szepesi (violoncelo).

Segunda parte:

• Estreia da peça ‘Memórias’, do compositor Pedro Macedo Camacho, interpretada por: Pedro Camacho (flauta transversal), Louise Whipham (oboé), José Barros (clarinete), Manuel Balbino (fagote), Rúben Silva (trompa).

Paralelamente, e ao longo do dia, os vários Museus tutelados pelo Governo Regional associam-se a estas celebrações com entradas gratuitas e apresentam diversas propostas para assinalar a data:

Museu Quinta das Cruzes

O Museu Quinta das Cruzes irá funcionar, ininterruptamente, entre as 10 horas e as 17h30. Neste Museu, pelas 10 horas, será lançado o projecto ‘Memórias da Quinta’ à comunidade – projecto que visa recolher histórias de vivências e memórias deste lugar, junto da comunidade local, regional, nacional e internacional – estando previstas Visitas Guiadas das 11 às 12 horas e das 15 às 16 horas, destinadas ao público em geral e, ainda, entre as 11h30 e as 12h30 horas, uma actividade pedagógica, intitulada ‘Memórias de um Lugar | Uma casa…uma quinta…um Museu’, direccionada ao público infantojuvenil e sénior.

Museu Etnográfico da Madeira

Já o Museu Etnográfico da Madeira apresenta a actividade ‘Memórias para a posteridade’, um encontro Intergerações, numa visita ao museu, acção que terá lugar entre as 10 e as 12 horas. As comemorações este ano têm como finalidade impulsionar o diálogo intergerações, enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade. Esta actividade tem como principal objectivo promover a interacção entre gerações para que os idosos possam ter um papel social activo, de cidadania e de respeito, pela preservação da identidade madeirense, e os alunos, por outro lado, através da pesquisa efectuada na escola e no seu meio social, despertem para outras realidades etnográficas, adquirindo novos saberes e sentindo-se actores na valorização e reforço da identidade sociocultural madeirense.

Porto Santo

No que toca ao Porto Santo, a Casa Colombo e o Núcleo Jorge Brum do Canto promovem, em conjunto com as escolas e em colaboração com a Universidade Sénior do Porto Santo – a actividade ‘Memórias de outrora’, que serão recordadas pelos alunos da Universidade. Aos alunos das escolas secundárias será pedido que escrevam uma carta, a qual será guardada num baú, para posterior abertura em data a definir.

Encontro-Te | Encontro de Teatro Educação na Ponta do Sol

O Núcleo de Teatro do Sol da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, organiza nos dias 18, 19 e 20 de Abril, a 11.ª edição do Encontro-Te | Encontro de Teatro Educação. Este evento de educação artística, centrado na área do teatro, terá lugar no Centro Cultural John dos Passos e conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura e do Município da Ponta do Sol. A abertura deste certame de arte teatral será pelas 15h30, com o espectáculo ‘Queen Bee/Abelha Rainha’ pelo Grupo Drama’xico da Escola Básica e Secundária de Machico.

Laboração de mel-de-cana da fábrica Mel-de-Cana Ribeiro Sêco

A Fábrica Mel-de-Cana Ribeiro Sêco de V. Melim, Lda., fundada em 1883 e que desde 1935 se dedica exclusivamente à produção mel-de-cana, irá começar pelas 8 horas, mais uma laboração. A previsão de aquisição de cana-de-açúcar, será cerca das mil toneladas.

Sessão sobre Orçamento Participativo de Portuga em Câmara de Lobos

O Município de Câmara de Lobos associa-se, pelo segundo ano consecutivo, à iniciativa Orçamento Participativo de Portugal (OPP). A Câmara Municipal dirige, assim, convite a todos os cidadãos, associações e entidades públicas e privadas do concelho e da Região para participarem na sessão de apresentação e recolha de ideias que terá lugar pelas 16h30, no Museu de Imprensa-Madeira. A iniciativa é aberta à participação de todos os interessados. Neste encontro, as pessoas poderão participar no processo de decisão de definição de projectos prioritários a realizar em 2018 no montante global de 5 milhões de euros.

Associação Portuguesa de Agricultura Biológica encontra-se com agricultores biológico

Com o objectivo de fazer um levantamento dos principais obstáculos ao desenvolvimento da produção em Agricultura Biológica e consumo de produtos biológicos, a Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica lança um ciclo de encontros regionais pelo país para reunir produtores e consumidores de produtos biológicos. A participação nesta iniciativa é gratuita e será concretizada no Funchal, através de duas acções independentes, sendo que a primeira decorrerá a partir das 18 horas com agricultores biológicos

‘Palestra sobre Boas Práticas Ambientais’ na Escola do Caniço

No âmbito da Semana do Ambiente da Escola do Caniço, decorre nesta quarta-feira uma ‘Palestra sobre Boas Práticas Ambientais’, por parte do Hotel Fourviews. Serão também entregues os prémios do concurso ‘Reciclar +’, que consistiu na recolha de resíduos sólidos urbanos, papel e plástico, por parte das várias turmas que entraram no mesmo, durante o segundo período. Neste mesmo dia uma turma de 9.º ano irá confeccionar um lanche saudável com a colaboração de um chefe do Hotel Fouriews. Esta actividade tem como objectivo sensibilizar os alunos para os hábitos de alimentação saudável e sustentável.

‘Levada das Profissões’ na Escola B+S Dr. Ângelo Augusto da Silva

Nas actividades, organizadas pelo Conselho Executivo e pelas coordenadoras do Ensino Secundário ( professora Laurinda Jardim) e Cursos Profissionais (professora Patrícia Camacho) têm como objectivo principal esclarecer e ajudar os alunos de 9.º ano nas suas escolhas/cursos futuros. A sessão de esclarecimento, no dia 18, acontece pelas 9h45, na sala de sessões, e será orientada por. João Costa e Silva.

Secretaria de educação assina protocolo de cooperação com a Porto Editora

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação (DRE), celebra, pelas 16 horas, um protocolo de cooperação com a Porto Editora, numa cerimónia que terá lugar nas instalações da DRE, à rua D. João n.º 57. O protocolo tem como objectivo facultar o acesso à Plataforma ‘Escola Virtual’ por parte das crianças e jovens ao abrigo do Regime Especial de Protecção de Crianças e Jovens com Doença Oncológica (Lei n.º 71/2009, de 6 de agosto), identificadas pela DRE e exclusivamente para alunos da Região Autónoma da Madeira. A finalidade última é proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso aos suportes necessários que permitam a maximização das suas capacidades nos diversos domínios da sua formação, nomeadamente académica, pessoal e social, contribuindo assim para a inclusão social de crianças e jovens com necessidades específicas. Tendo em conta o protocolo com a PT, que permite o ensino à distância e o acesso à sala de aula, este acordo com a Porto Editora vem, por um lado, complementar esse recurso, facilitando assim o acesso aos conteúdos do currículo e à organização do estudo, mesmo em contexto de domicílio ou de internamento, sempre que a fase da doença o permita, e, por outro, promover a criação de redes de apoio que permitirão assegurar uma resposta mais ajustada a algumas situações.

Segunda fase das Olimpíadas da Europa na reitoria da UMa

Pelas 14 horas realiza-se a segunda fase das Olimpíadas da Europa, no auditório da reitoria da Universidade da Madeira. Em competição estarão as escolas da Apel, a Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António, o CEPAM – Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, a Básica e Secundária de Machico, a Básica e Secundária Padre Manuel Álvares e a Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. Esta iniciativa encontra-se integrada no Projecto ‘IncluEuropa’ e surge de uma parceria entre o Gabinete da Eurodeputada Liliana Rodrigues e a secretaria regional de Educação, através da Direcção Regional de Juventude e Desporto.

Rita Andrade visita Casa do Povo da Ribeira Brava

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, visita, pelas 16 horas, a Casa do Povo da Ribeira Brava, para a entrega do novo espaço cedido pelo Governo Regional, destinado à prossecução de actividades na área da formação musical. A Casa do Povo aumenta assim as suas instalações, e capacidade de resposta aos formandos na área musical, permitindo ainda que os grupos que integram a Casa do Povo tenham um novo espaço dedicado a ensaios. Depois, às 17 horas, irá visitar a empresa C.R.A Madeira – Centro de Reparação Automóvel

Sessão de educação para a saúde oral na Escola Básica do 1.º ciclo com PE da Achada

No âmbito das acções programadas pelo Programa Regional de Saúde Oral ‘Madeira a Sorrir’, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, estará presente, na sessão de educação para a saúde oral, pelas 9 horas, na Escola Básica do 1.º ciclo com PE da Achada, Funchal.

12.º aniversário do Colégio do Marítimo

O evento terá lugar no Estádio do Marítimo, pelas 14 horas, e contará com a presença do vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, e do presidente do Club Sport Marítimo da Madeira, Carlos Pereira.